27 de mai. de 2008

“A leitura engrandece a alma.”

Convém afirmar que para o nosso crescimento: a leitura é essencial, pois por meio dela podemos renovar valores e socializar novas experiências com os outros. A cada livro que lemos nos enriquecemos, surgem novas experiências, idéias, conhecimentos. Temos a oportunidade de conhecer melhor o mundo e o melhor de nós. A leitura é um estímulo para partilharmos sentimentos e pensamentos. Os livros nos fazem atingir outras dimensões, nos colocando em outros tempos,lugares,sonhos,culturas...





“Eu sei que há coisas muitos especiais que só se vêem com o coração; por exemplo a felicidade das borboletas”


Tivemos a oportunidade de entrar neste mundo encantado da leitura infantil, ainda que adultos, por intermédio da Obra Felicidade das Borboletas. O livro nos trouxe uma reflexão de uma personagem encantadora, que sobrepõem os seus limites. A garotinha nos emociona e ensina pela maneira como ela descreve o mundo e da forma como ela o vê. Em muitas vezes suas amigas, pessoas próximas, são os seus próprios olhos.
Esta historinha tão simples e envolvente nos fez e faz refletirmos como o quantos somos distraídos com a correria do nosso dia-a-dia e de como deixamos de ver as coisas com os olhos do coração.








12 de mai. de 2008

Olhos que cuidam...




Ouvimos em verso musical: Quando a gente gosta é claro que a gente cuida... Sim! É verdade que cuidamos, principalmente com os nossos carinhos, daqueles que mais gostamos na vida e que nos fazem sentir realizado, felizes.
Neste mês das MÃES, queremos homenagear a todas as mulheres.
Toda mulher é mãe! Mesmo que nunca tenha gerado um filho. Mãe de imaginação, primeiro da boneca; mais tarde por obrigação ajudando a cuidar do irmãozinho, e depois dos próprios filhos!
Toda Educadora é mãe. Mãe dos filhos dos outros, porque sabem olhar, sabem cuidar e sabem educar!
Um olhar amável de mãe / educadora nos leva a refletir a importância do “BRINCAR” para levarmos a criança a saborear a maravilhosa experiência da vida, podemos constatar que ela levará para sempre e nunca esquecerá, além de passar para seus filhos e ou educando o que de bom ela recebeu.
As brincadeiras que são proporcionadas para as crianças, como jogos de adivinhação, personagens de super-heróis, histórias, cantigas de roda, entre outros, são importantes para o crescimento delas.
Cabem também as educadoras uma grande contribuição para a compreensão do “BRINCAR”, como um meio de transformação em seus aspectos físico e intelectual da criança.
Ao relembrarmos as nossas brincadeiras, percebemos o quanto é importante para a criança registrar em sua memória tantos momentos felizes, podendo também ter registrado momentos de tristezas e perdas, porém, o que fica mais evidente são as brincadeiras que nós desfrutamos de forma positiva.
A importância desse olhar, desse cuidar das MÃES/EDUCADORAS, precisa ficar destacados como um simples olhar capaz de revelar tamanho amor e tamanho cuidado pelo alvo que se é contemplado, a criança.




Texto escrito por Maria Alodia dos Santos Lira

3 de mai. de 2008

As brincadeiras de antigamente...


Hoje em dia, grande parte das crianças são criadas em um meio urbano recheado de computadores, jogos eletrônicos e vaidade excessiva. Elas estão ficando “adultas” muito depressa. Não que isso seja ruim, mas eu acho que elas acabam perdendo esse contato com a terra, com o simples... Acabam perdendo a verdadeira essência de ser criança de verdade. Quer um pedaçinho de bolo de chocolate aí?
Relembramos muitas brincadeiras de antigamente. Listei todas que vocês lembraram com muito carinho na sala de aula, ( se esqueci de alguma me lembrem) :
> Queimada, Amarelinha, Bola, Pique-esconde, Cobra - Cega, Mamãe da Rua, Beth, Biloca, Elástico, Garrafão, Pique - Pega, Pula Corda, Boneca, Pipa, Cirandinha, Brincadeiras de Roda, Casinha, Escola, Estátua, Passa - Anel, Telefone sem Fio, Bambolê, Pular - Corda, Peteca, Finca.

Comentem Meninas! Os comentários serão importantes para o crescimento do Blog!