23 de jul. de 2009

A construção social da criança (construção de uma maquete escolar)


Foi realizado na Unidade Temática: Conteúdos Didáticos Metodológicos para a Educação Infantil, uma maquete onde tivemos que reproduzir um espaço da escola.

Escolhemos o berçário e o parque. Depois foi sorteado entre as pessoas do grupo, apenas uma pessoa para explicar o "porquê" do ambiente escolhido e explicar sobre as teorias de Vygotsky e Wallon. O parque tem por objetivo desenvolver a psicomotricidade da criança. Construímos gira-gira, escorregador, piscina e amarelinha que é conhecida pela teoria de Vygotsky como signos.

Vygotsky fala que a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural. Enquanto os animais agem e reagem à natureza de uma forma sensorial instintiva, o homem extrapola suas capacidades sensoriais pelo uso de instrumentos construídos por meio do trabalho coletivo no qual interage com outros homens. Esses instrumentos não se reduzem à dimensão material, mas incluem a utilização de signos ( um nó em um lençol apar ativar uma lembrança, etc.) que estimulam diferentes funções mentais.

Wallon considerava o desenvolvimento humano como resultante de uma dupla histórica. Para ele a atividade da criança só é possível graças aos recursos oferecidos tanto pelo instrumental material quanto pela linguagem utililizada ao redor, sendo a mediação feita por outras pessoas particularmente fundamental na construção do pensamento e da consciência de si. Segundo ele, toda pessoa constitui um sistema específico e ótimo de trocas com o meio. Tal sistema integra suas ações num processo de equilíbrio funcional que envolve motricidade, afeto, cognição, mas em que cada estágio de desenvolvimento, uma forma de ação predomina sobre as outras. Ele também fala que ao imitar, a criança mostra ter interiorizado o modelo, construindo com base nele uma imagem mental e reproduzindo suas ações. Isso aparece claramente nas brincadeiras de faz-de-conta.


Ass: Lilian e Simone.

Um comentário:

Debora Lima disse...

Esse trabalho com certeza foi um dos mais gratificantes e fez com que a turma se envolvesse totalmente na execução deste trabalho, todos os grupos fizeram uma otima maquete.