9 de jul. de 2009

A construção social da criança

De acordo do que foi lido e trabalhado durante as aulas sobre a Educação Infantil, pois bem a educação infantil nem sempre teve um lugar de destaque na formação da criança pequena. Naquela época tinha era instituição assistencial que servia para suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos outros aspectos o lugar da família.
No Brasil surgiu em função crescente e estruturação do capitalismo, havendo à necessidade da mulher ocupar o mercado de trabalho. Muitas das mães escolhiam as creches para deixar seus filhos enquanto trabalhasse, a creche ajudava a classe trabalhadora, pois muitas das mães tinham que trabalhar e não tinha onde deixar seus filhos.
A educação infantil na creche era vista para as mães um lugar para cuidar e educar suas crianças. Cuidar era no sentido de que as neccessidades básicas da criança sejam atendidas e educar, porque se deve oferecer à criança, possibilidades de descobertas e aprendizagens.
Nós futuras pedagogas e futuras mães precisamos saber que deste cedo colocarmos nossas crianças na escola, a escola ajudará no aprendizado e no desenvolvimento de nossas crianças e preparando nossas crianças para o exercício da cidadania.
Ass:Lilian e Simone

Um comentário:

Debora Lima disse...

Parabens meninass
pelo o texto de vcs...
é sempre bom termos este olhar
como futuras pedagogas, a escola
ajuda muito no desenvolvimento
da criança.