9 de jul. de 2009

FASES DA VIDA

PUBERDADE, ADOLESCÊNCIA, IDADE ADULTA E TERCEIRA IDADE
Conforme os estudos realizados dentro do nosso ambiente de aprendizagem, iremos comentar sobre o desenvolvimento humano, em seqüência vêm às fases da puberdade, adolescência, jovem adulto (idade adulta) e a Terceira Idade que reconhecido como a velhice. Bem um pouco que foi falado e estudado por nós sobre a puberdade, pudemos observar vários pontos que às vezes não conhecíamos.
A Puberdade é a mudança física e biológica, portanto não é um sinônimo de adolescência, mas uma parte desta, compreendendo o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pêlos pubianos), até o completo desenvolvimento físico e parada de crescimento.
As principais mudanças que ocorrem na puberdade para as meninas chegam entre o dez e doze anos, onde os primeiros pêlos púbicos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer, neste período as meninas, passam em média, a ser mais alta e mais pesadas que os meninos. Já nos meninos essa fase começa entre onze ou doze anos, começa de um alto crescimento físico em altura, peso e força muscular, crescimento de pêlos púbicos e nas axilas e engrossamento de voz, ocorre à primeira ejaculação
É importante essa etapa para os adolescentes, pois, eles vão se desenvolvendo a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações físicas e mentais iniciam a maturação sexual até a idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida, por isso, que cada adolescente não deve pular essa etapa de vida, pois essa fase ajuda bastante para o desenvolvimento deles.
Para Freud a fase da puberdade é chamada fase genital, oral, anal e fálica.
Dos oito a quatorze anos acontecem às mudanças de personalidade, alterações e ajustamento social. Para Erickson a personalidade se desenvolve de acordo com passos pré-determinados, que tornam o organismo humano apto para se dirigir, estar alerta para interagir, ele traz aspectos da cultura, características da criança na sua personalidade são de confiar desconfiando, ele cita os fatores que estimula a adolescência como a mudança na aparência física é nesse momento em que perde a identidade infantil, a capacidade para o processo cognitivo formal onde permite os adolescentes conceituar as muitas identidades como o raciocínio, inteligência e por último as expectativas societárias quanto ao indivíduo se modificam isto ocasiona uma rejeição o da identidade estabelecidas da criança e força uma exploração de várias identidades adultas possíveis.
Nos artigos anteriores comentei sobre a primeira fase do desenvolvimento humano, que corresponde à infância e juventude e à formação da personalidade. Nesta primeira fase, de zero a vinte e três anos, destacam-se as características lunares. A Lua representa o ego infantil. Este é dependente e não pode assumir responsabilidades. Ainda os jovens permanecem no seio da família, enquanto estudam e dão os primeiros passos rumo à independência. É claro que adolescentes adotam uma postura independente, achando que já são suficientemente crescidos para ocuparem-se de si mesmos, principalmente no que concerne a experimentar os prazeres da vida, mas ainda não lhes passa pela cabeça assumirem inteiramente a responsabilidade por sua vida.
Para desenvolver a Idade Adulta precisamos da infância e da adolescência, também varia de um indivíduo para outro e uma passagem adequada para essa fase, é um período de grandes mudanças, no qual a pessoa adquire total maturidade e apresenta o máximo em seu potencial para a satisfação pessoal. A pessoa deve ser capaz de mudar sempre para atender às exigências das situações.
A partir dos dezessete e dezoito anos o indivíduo já começa a fazer sua escolha profissional, tanto no trabalho (mercado de trabalho) e sua formação (universidade). Não podemos esquecer que a idade adulta é subseqüência é o início. O objetivo primário do adulto jovem é tornar-se mais independente das pessoas e instituições. Aproximadamente por volta dos trinta anos, os adultos sentem necessidades de levar a vida mais seriamente, fazendo uma reavaliação da vida que estão levando.
Nesse período o jovem adulto já possui tarefas evolutivas como: a responsabilidade, constituir uma família, ou seja, cônjuge (a escolha do parceiro (a)). Essas responsabilidades que hoje temos na maioria das vezes são impulsivas de se encontrar no adolescente, porque às vezes não é culpa dos adolescentes não terem responsabilidade e sim dos pais, pois os pais acham que os seus filhos ainda são pequeninos e não cresceram que não são capazes de escolher seu parceiro (a) e seu trabalho. Três aspectos que caracteriza a vida do jovem adulto: independência emocional (algo que depende de vários fatores e aspectos), independência social (quando o jovem adolescente estabelece), independência econômica.
O jovem adulto gera o êxito pessoal (felicidade), a auto-estima como ajustamento profissional (salário, realização e conquistas) e o casamento a escolha do parceiro (a) influência para a vida toda (maturidade) a relação sexual, cultura e filhos.
Idade Adulta Intermediária é conhecida como a “meia-idade”, vai dos 40 aos 65 anos, nessa fase o adulto intermediaria acha que ta no auge. Essa meia-idade, os adultos percebem que seus órgãos dos sentidos já não funcionam tão bem, sendo mais evidente na visão e a audição. As pessoas se tornam gradativamente mais vulneráveis a doenças crônicas.
Estágio de generatividade versus estagnação, de Erickson, nesse estágio de generatividade não se trata da pessoa ter criado os filhos, mas também inclui um olhar para fora do lar, já a estagnação é o contrário a pessoa não interessa pelo redor, vivendo de um casulo de egoísmo e isolamento.
Já a Terceira idade surge a partir dos 65 anos, nessa fase os idosos se preocupam, mas com o corpo, levando-os a mudar sua alimentação, fazer exercícios físicos, na maioria das vezes os idosos busca essas mudanças por causas das doenças somáticas que são causadas no decorrer dos anos.

“Soma de todas as alterações biológicas, psicológicas e sociais, que depois de alcançar a idade adulta e ultrapassar a idade de desempenho máximo, leva a uma redução gradual das capacidades de adaptação e de desempenho psicofísico do indivíduo.” (Classificação – WINTER, 1977)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) define velhice como “prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações fisiomórficas e psicológicas ininterruptas à ação do tempo sobre as pessoas.
O processo de envelhecimento, a senescência, caracteriza-se por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo, entretanto a maioria das pessoas idosas mantém suas capacidades cognitivas e físicas em um grau notável. Esse decrescimento (biológica) não ocorre ao mesmo tempo em todos os sistemas nem na mesma proporção. A deterioração dos sistemas leva à doença ou à morte. Em geral, o envelhecimento de uma pessoa corresponde ao envelhecimento de suas células, que parecem ter um tempo de vida geneticamente determinado.
Conceitos dos diferentes tipos de idade:
· Cronológica ou calendária - ordenada de acordo com a idade do nascimento;
· Biológica - corresponde a idade que o organismo demonstra com base na condição biológica dos seus tecidos comparados com padrões; depende dos processos de maturação biológica e de fatores exógenos;
· Psicológica - corresponde à idade da capacidade de adaptação às reações e à auto-imagem dos indivíduos;
· Social – é determinada pela estrutura das sociedades;
· Funcional – corresponde á idade que tenta relacionar as diferentes idades.
A Longevidade está relacionada a fatores hereditários e também os seguintes exames médicos regulares, consumo mínimo de cafeína e álcool, satisfação com o trabalho e um senso de si mesmo como sendo útil a sociedade. A dieta e os exercícios físicos também estão relacionados.
Expectativa de vida - Vem aumentando os atuários e companhias de seguro. Os acidentes estão entre as sete principais causas de morte entre os idosos. A morte de pessoas muito idosas é causada por danos aos tecidos, os quais não seriam fatais em pessoas mais jovens; nesses casos, a causa da morte é considerada como o envelhecimento. A dieta e os exercícios físicos exercem um importante papel em várias doenças dos idosos, como a arteriosclerose e a hipertensão.
Estágio de Integridade versus Desespero e Isolamento, de Erickson existe o conflito entre integridade, o senso de satisfação que se tem a refletir sobre uma vida produtiva. A manutenção da auto-estima as pessoas idosas deve adaptar se as perdas biológicas, psicológicas e sócias.
Bem como vimos à terceira idade é a etapa da vida de um indivíduo, essa fase varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive.
Ass: Lilian e Simone

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