18 de jul. de 2009

Jornal Montessori - 1° Artigo


Uma breve biografia de Maria Montessori

Por Patrícia e Janaína

Maria Montessori, filha de Alessandro Montessori e Renilde Stoppani, nasceu como informa seu certificado de batismo, em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle.

Desde menina manifestava interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora.

Indo contra as expectativas familiares, ela se inscreve na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Após sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Observou também, crianças que ficavam brincando nas ruas e criou um espaço educacional a estas crianças. Responsável também pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou usuário) observa se está fazendo as conexões corretas.

Não perca na próxima edição uma Introdução do método Montessori e os Princípios básicos Montessorianos


2 comentários:

Debora Lima disse...

Parabéns pela idéia do jornal achei super interessante

Janaina Prado disse...

Criamos esse jornal para tirar algumas dúvidas que as pessoas tem sobre esse método. Como em Uberaba só existe 1 escola montessoriana, é uma forma de podermos compartilhar com vocês nossas experiências.