21 de jul. de 2009

Jornal Montessori - 2° Artigo

Introdução do método Montessori e os Princípios básicos Montessorianos

Por Patrícia Beatriz e Janaína Prado

A pedagogia Montessoriana relaciona-se a normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). As escolas do Sistema Montessoriano são difundidas pelo mundo todo. O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, alem de proporcionar a cooperação.

Os princípios fundamentais do sistema Montessori são a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é um desenvolvimento, achava-se que era função da educação favorecer esse desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto ser determinados.
Assim, na sala de aula, a criança é livre para agir sobre os objetos sujeitos a sua ação, mas estes já seriam pré estabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que Maria Montessori desenvolveu.
A pedagogia de Montessoriana insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo, pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

Ela produz cinco (5) grupos de materiais didáticos:

- Materiais/exercícios Para a Vida Cotidiana (vida prática)

- Material Sensorial;

- Material de Linguagem;

- Material de Matemática;

- Material de Ciências, Geografia e História;

Estes materiais se constituem de peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos, de formas e espessuras diferentes. Coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons.

O aluno usa (individualmente) os materiais a medida de sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua auto-avaliação. No trabalho com esses materiais a concentração é um fator importante. As tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de socialização.
A livre escolha das atividades pela criança é outro aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e imaginativa. Essa escolha se realiza com ordem disciplina e com um relativo silêncio.
O silêncio também desempenha papel preponderante. A criança fala quando o trabalho assim o exige, a professora não precisa falar alto.

Princípios básicos Montessorianos

· Aceitação do "ser” como pessoa humana, vindo daí o mais importante em educação: "o respeito do educador ao educando"

· Aceitação das diferenças individuais quaisquer que elas sejam: físicas, ambientais, intelectuais, emocionais (que torna a criança outra criança);

· Dar liberdade ao educando para que possa, através de experiências e vivências diárias se auto-educar e se auto-disciplinar;

· A conscientização do educador sobre o aspecto de que a criança é um ser em formação, daí toda ajuda inútil que dermos a ela só servirá para impedir seu crescimento normal;

· Ajudar o outro a ser mais ele, sem humilhá-lo e colocando-se sempre à sua disposição;

· A necessidade de cada um ser ele mesmo, para que seja aceito e amado pelo outro;

· Dar segurança, aceitar, amar, doar-se ao educando, levando-o a um status que o torna capaz de sua auto-realização;

· Deixar que a criança seja o centro de todo o sistema educacional;

· Sentir constantemente uma trilogia na formação da pessoa humana: corpo+alma+espírito unificado;

· Respeito ao ritmo normal da criança;

· Levar a criança a sentir-se como pessoa, dia a após dia, valorizando o que é verdadeiro, o que é bom para ela e para o outro, o real;

· Fazer a criança sentir que "liberdade" não é "licenciosidade", pois esta não existe em educação; toda criança, e mesmo toda pessoa, precisa conhecer limites;

· Levar o educando à conscientização do real "dele" e do "outro";

· Levar a criança a uma "ordem" e "disciplina" unidas tão estreitamente que elas engrenem a "liberdade".

Não perca em breve as publicações dos grupos de materiais didáticos.

6 comentários:

lilian disse...

Patricia você tá de parabens pelo jornal que você criou, ficou muito interessante o seu trabalho.
Ass: Lilian

Debora Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Debora Lima disse...

vocês disseram que esse método Montessori é difundida pelo mundo todo".
Será meninas que tem uma escola aqui no Brasil que segue esse método a rigor?
VOcês estão de parabens pelo trabalho.

Patricia Beatriz disse...

Débora, respondendo a sua pergunta existe sim aqui no Brasil escolas montessorianas que seguem a rigor, no meu conhecimento são 34 escolas. Caso queira tenho os nomes, mas vou falar pelos estados: 1 em alagoas, 8 na Bahia, 2 em Brasilia, 2 em Maranhão, 1 em Mato Grosso, 2 em Minas Gerais 1 em Uberaba, 1 em Pará, 2 em Pernambuco, 1 em Piauí, 6 no Rio de Janeiro, 3 em Rio Grande do Sul, 2 em Santa Catarina, 4 em São Paulo. Estas são do meu conhecimento, mas podem haver mais.
Um abraço.

Janaina Prado disse...

A escola Constructor Sui Campus Montessori que fica no Rio de Janeiro é um sonho, ela é 100% Montessori, e a Escola Montessori de Campinas, foi classificada como a escola modelo montessori. Algumas utilizam parte do método, mas muitas são 100% Montessorianas. Se alguém tiver o interesse em dar uma olhadinha no site www.omb.org.br.

Losangela Tomaz disse...

Patrícia e Janaina, Adorei o artigo publicado. Só mesmo vivenciando o método é que tomamos consciência da sua importância e qualidade. Parabéns.
Ass: LÔ