O Ambiente Preparado
Por Patrícia Beatriz e Janaína Prado
Refere-se a um ambiente que seja organizado cuidadosamente para a criança, para ajudar-lhe a aprender e a crescer. Este ambiente está formado por dois fatores:
O entorno e o material, preparado de uma maneira tal que desenvolvam nelas as partes: social, emocional, intelectual, a comprovação e necessidades morais de uma criança, mas também que satisfaça as necessidades de ordem e segurança, já que tudo tem seu lugar apropriado.
A Dra. Montessori comprovou que preparando o meio ambiente dos alunos com os materiais necessários para seu período de desenvolvimento em todas as áreas possíveis e deixando-lhe escolher seu material de trabalho, abriria o caminho para um desenvolvimento completo de seu ser, "Liberdade de eleição em um meio ambiente preparado".
Características de um ambiente preparado
Proporcionado: às dimensões e forças da criança.
Limitado: Enquanto que o meio ambiente dirige ao aluno até o conhecimento e o ajude a organizar suas idéias, clareando sua mente.
Simples: Na qualidade das coisas e na linha das formas. Elementar, deve haver o suficiente e o necessário.
Delator do erro: O poder de dar-se conta do erro leva a criança a um raciocínio cada vez maior, podendo medir as conseqüências de suas ações.
Lavável: Para que a criança possa manter o ambiente limpo e cuidado.
Em Montessori as salas de aula são espaços amplos e luminosos.
Incluem flores e plantas em uma ordem absoluta. Os ambientes estão desenhados para estimular o desejo do conhecimento e a independência dos alunos. Ademais, os pequenos podem trocar idéias e experiências em meio de um ambiente especialmente preparado para eles, com móveis, materiais e infra-estrutura ao seu alcance.
Dentro deste ambiente preparado, os alunos estão livres para escolher seus próprios materiais e atividades, trocar de atividades, sentar-se em cadeiras ou enrolar-se em mantas, pode mover-se livremente no quarto, trabalhar sozinho ou acompanhado, sempre tendo o cuidado de que sua segurança não esteja implicada e respeite os direitos dos demais.
"A criança deve ser livre", disse a Dra. Montessori, para ser de verdade um mestre de seu ser. Ela deve estar livre para tomar suas decisões e fazer seus descobrimentos aprendendo por si mesmo.
Material
Desenhado pela Dra. Montessori, o material utilizado abrange todas as áreas em que ela estudou as necessidades infantis. Todo o material é natural, atrativo, progressivo e com seu próprio controle de erros.
As crianças são introduzidas em uma imensa variedade de materiais para dar bases sólidas a todas as habilidades e inteligências humanas. Nos ambientes, os materiais se encontram distribuídos em diferentes áreas onde os alunos têm livre acesso e onde possam escolher a atividade que queiram realizar.
Os materiais foram elaborados cientificamente, adequados ao tamanho das crianças, todos tem um objetivo de aprendizagem específico e estão desenhados com elementos naturais como madeira, vidro e metal.
Estes exigem movimentos dirigidos pela inteligência para um fim definido e constituem um ponto de contato entre a mente da criança e uma realidade externa, permitindo-lhes realizar gradualmente exercícios de maior dificuldade.
Características dos Materiais
Um comentário:
adorei os artigos postados pela Paty sobre montessori e pude aprender um pouco sobre o metodo ficou otimo
Postar um comentário