23 de jul. de 2009

Jornal Montessori - 3° Artigo

O Ambiente Preparado

Por Patrícia Beatriz e Janaína Prado

Refere-se a um ambiente que seja organizado cuidadosamente para a criança, para ajudar-lhe a aprender e a crescer. Este ambiente está formado por dois fatores:

O entorno e o material, preparado de uma maneira tal que desenvolvam nelas as partes: social, emocional, intelectual, a comprovação e necessidades morais de uma criança, mas também que satisfaça as necessidades de ordem e segurança, já que tudo tem seu lugar apropriado.

A Dra. Montessori comprovou que preparando o meio ambiente dos alunos com os materiais necessários para seu período de desenvolvimento em todas as áreas possíveis e deixando-lhe escolher seu material de trabalho, abriria o caminho para um desenvolvimento completo de seu ser, "Liberdade de eleição em um meio ambiente preparado".

Características de um ambiente preparado

Proporcionado: às dimensões e forças da criança.

Limitado: Enquanto que o meio ambiente dirige ao aluno até o conhecimento e o ajude a organizar suas idéias, clareando sua mente.

Simples: Na qualidade das coisas e na linha das formas. Elementar, deve haver o suficiente e o necessário.

Delator do erro: O poder de dar-se conta do erro leva a criança a um raciocínio cada vez maior, podendo medir as conseqüências de suas ações.

Lavável: Para que a criança possa manter o ambiente limpo e cuidado.

Em Montessori as salas de aula são espaços amplos e luminosos.

Incluem flores e plantas em uma ordem absoluta. Os ambientes estão desenhados para estimular o desejo do conhecimento e a independência dos alunos. Ademais, os pequenos podem trocar idéias e experiências em meio de um ambiente especialmente preparado para eles, com móveis, materiais e infra-estrutura ao seu alcance.

Dentro deste ambiente preparado, os alunos estão livres para escolher seus próprios materiais e atividades, trocar de atividades, sentar-se em cadeiras ou enrolar-se em mantas, pode mover-se livremente no quarto, trabalhar sozinho ou acompanhado, sempre tendo o cuidado de que sua segurança não esteja implicada e respeite os direitos dos demais.

"A criança deve ser livre", disse a Dra. Montessori, para ser de verdade um mestre de seu ser. Ela deve estar livre para tomar suas decisões e fazer seus descobrimentos aprendendo por si mesmo.

Material

Desenhado pela Dra. Montessori, o material utilizado abrange todas as áreas em que ela estudou as necessidades infantis. Todo o material é natural, atrativo, progressivo e com seu próprio controle de erros.

As crianças são introduzidas em uma imensa variedade de materiais para dar bases sólidas a todas as habilidades e inteligências humanas. Nos ambientes, os materiais se encontram distribuídos em diferentes áreas onde os alunos têm livre acesso e onde possam escolher a atividade que queiram realizar.

Os materiais foram elaborados cientificamente, adequados ao tamanho das crianças, todos tem um objetivo de aprendizagem específico e estão desenhados com elementos naturais como madeira, vidro e metal.

Estes exigem movimentos dirigidos pela inteligência para um fim definido e constituem um ponto de contato entre a mente da criança e uma realidade externa, permitindo-lhes realizar gradualmente exercícios de maior dificuldade.

Características dos Materiais

Todos os materiais são motivos de atividade. Isolam as qualidades que queremos ressaltar ou que a criança aprende. Alguns, como os materiais: sensoriais e de matemática, estão graduados matematicamente. Têm controle de erros. Têm um máximo e um mínimo e apresentam os opostos. Têm um limite: Há um material de cada coisa. Ajudam a criança a entender o que aprende, mediante a associação de conceitos abstratos com uma experiência sensorial concreta, assim realmente está aprendendo e não somente memorizando.

Ass.: Patrícia Beatriz e Janaína Prado

Um comentário:

Unknown disse...

adorei os artigos postados pela Paty sobre montessori e pude aprender um pouco sobre o metodo ficou otimo