24 de jul. de 2009

Jornal Montessori - 4° Artigo

Linha Montessoriana

por Janaína Prado e Patrícia Beatriz

A inteligência se desenvolve na ponta dos pés.

(Séguim)

Outra diferença na sala montessoriana, é a linha amarela traçada no meio da sala. Para Montessori a criança deve ser educada para conquistar sua independência e, para isso, precisa de normalização.

A criança é normalizada na medida em que assume conscientemente seu trabalho, que respeita o outro, que tem atitudes tranqüilas e disciplinadas.

A disciplina dentro do método é interiorizada pela criança; ela não é imposta, é espontânea e é conseguida apenas pela normalização que pode ser:

- assistemática ou experiencial;

- sistemática ou programada.

A normalização sistemática é conseguida através de exercícios de “linhas montessorianas”.

Origem da linha

Maria Montessori observou certa vez, o esforço e o interesse com que as crianças procuravam andar nos trilhos, o que exigia delas, atenção e cuidado nos passos, o que enriquecia seus músculos fixavam a atenção. Para obter os mesmos resultados em suas classes, traçou uma linha no chão, fazendo com que as crianças andassem sem se desviar do traçado. Através desse andar, a criança fixaria a atenção e com isso, estabeleceria dentro dela, um ritmo corporal regular, devolvendo através dos exercícios a Educação Muscular: um domínio de si, através do domínio de cada parte do corpo, tais como pés, mãos, olhos, cabeça.

É de suma importância salientar que essa conquista do corpo tem que ser feita pela própria criança, de forma lenta, mas consciente. Deve aprender, ainda, a respeitar o esforço e o trabalho dos que com ela convivem. A atitude da professora será apenas a de favorecer, de dar elementos para que todo esse processo se realize. Assim, a linha tem um papel social muito grande: todos têm que fazer a mesma coisa, sem, porém, atrapalhar o outro.

Fases da linha

Uma aula de linha consta de fases organizadas de tal forma que, quando bem executadas preparam a criança para refletir, interiorizar e receber com mais facilidade, um ensinamento. É por esse motivo que, ao finalizar uma aula de Linha, a professora deve aproveitar a situação e apresentar materiais novos, ou qualquer outra atividade que exija maior atenção.

É importante lembrar que, os exercícios desenvolvidos na aula de Linha devem ser constantemente variados, para que o trabalho seja agradável ao aluno. Ao variar as estratégias o professor motiva o aluno.

1º Fase: Atenção

Tem como objetivo maior, chamar atenção das crianças para a figura da professora. Esta usará exercícios motores visuais, auditivos, estando as crianças paradas, podendo ficar sentadas, de joelhos, de cócoras ou em pé.

2º Fase: Caminhar na linha

Tem como objetivo maior o desenvolvimento do equilíbrio, através das mais variadas formas: andar, saltar, correr, pular.


3º Fase: Desconcentração

O objetivo maior é desconcentrar a criança da atenção e concentração das fases anteriores. São usados: jogos, danças, brinquedos, canções, etc.


4º Fase: Desabrochamento e criatividade

Tem como objetivo maior o desenvolvimento do espírito criador, através de dramatizações, expressão oral, etc.

5º Fase: Relaxamento

Esta é a ultima fase, a culminância de tudo que foi anteriormente desenvolvido. Seu objetivo maior é proporcionar um ambiente calmo e tranqüilo.

A lição do silencio é desenvolvida nesta fase e consta das seguintes etapas:

1º ouvir ruídos;

2º abstrair ruídos;

3º interiorizar-se.

Para que se desenvolva corretamente a lição do silêncio, convém levar as crianças, antes de iniciar, a uma completa imobilidade. A criança só conseguira o verdadeiro silêncio quando tiver autodomínio (aperfeiçoamento de seu controle motor).

Ass.: Janaína Prado e Patrícia Beatriz

2 comentários:

Debora Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Debora Lima disse...

Muito interessante meninas essa fase Montessoriana da linha, é realmente desafiador para o educador desenvolver isso em sala de aula.