1 de jul. de 2009

A Psicomotricidade em seu movimento dinâmico

A Psicomotricidade em seu movimento dinâmico

Através da história do corpo, que é construído a partir da história da humanidade.
O corpo foi marcado por várias significações voltadas para a parte cultural e social, foram questionamentos entre os povos orientais e ocidentais através de pensamentos filosóficos.
A crença de que o corpo e a mente eram unidades distintas no próprio homem, fundamentou–se numa visão cartesiana, que deu sustentação teórica aos princípios sociopolítico-educacionais.
O corpo despertava interesse nos estudos, dos segmentos da ciência. A Neuropsicologia e a Neurologia possibilitaram estudar de forma sistemática o funcionamento cerebral. Com os estudos realizados através da ciência do corpo, foi descoberto que a psicomotricidade tem como objetivo trabalhar no processo de desenvolvimento do homem.
A psicomotricidade significa a relação entre o movimento, o pensamento e a afetividade, ou seja, as perturbações psicológicas têm estreitas relações com as perturbações motoras.
Existem vários fatores que envolvem e explicam a realização do movimento corporal do sujeito, tais como: fatores neurológicos, psicológicos e sociais.
A evolução psicomotora no homem se dá de forma natural e precisa apenas de estímulos, um exemplo claro é o homem primitivo em suas atividades básicas, como na caça, na pesca, e na colheita. Essas atividades estão ligadas ao desenvolvimento psicomotor. Já o homem moderno por sua vez precisa de habilidades psicomotoras, mais elaboradas para adaptar-se as exigências do seu meio.

A psicomotricidade deixa de ser estudada isoladamente, hoje, encontra-se enriquecida pelos estudos das emoções, da linguagem, e da imagem do corpo.
Os primeiros trabalhos da psicomotricidade foram impulsionados pela proposta reeducativa, que é uma forma de estimular na criança suas funções psicomotoras, de acordo com o seu desenvolvimento. Essa educação deve ser estimulada na Educação Infantil, tendo como função estimular a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, do espaço e do domínio do tempo, desta forma o infante irá adquirir habilidades de coordenação, de gestos e movimentos.
A Educação Psicomotora é básica, e o corpo deve ser instrumento mediador entre o meio e o objeto, numa relação vivencial adequada, dando a ela seu livre arbítrio.
Sistema Nervoso
A partir de nossos estudos, percebemos que o Sistema Nervoso é de extrema importância para o organismo do indivíduo, pois é ele que coordena e controla todas as atividades do corpo, desde as contrações musculares, o funcionamento de órgãos e até mesmo a velocidade de secreção das glândulas endócrinas.
Uma das funções desse Sistema é selecionar e processar as informações canalizá-las para as regiões motoras correspondentes do cérebro, para depois emitir respostas adequadas, de acordo com a vivência e experiência de cada indivíduo.
As células do Sistema Nervoso são chamadas de Neurônios. Um indivíduo adulto possui aproximadamente Cem Bilhões de neurônios. O Neurônio é uma célula diferenciada, e tem como função receber e conduzir os estímulos.
As crianças aprendem através de estímulos, e no Sistema Nervoso é preciso que ele se desenvolva obedecendo seqüências, para que as crianças sejam capazes de realizar atividades levando em consideração o seu processo de maturação.
A maturação desempenha um papel muito importante no desenvolvimento mental, embora não fundamental, pois tem que levar em conta outros fatores como a transmissão social, a interação, do indivíduo com o meio através de exercícios e de experimentação em um processo de auto-regulação.
Para que haja um maior desenvolvimento social, cognitivo e afetivo no aprendizado das crianças, é de extrema importância que elas pratiquem movimentos e que elas tenham controle de si.
Os movimentos também fazem parte do Sistema Nervoso que temos como principais:
O Movimento Voluntário, que é aquele que depende da vontade do indivíduo.
O Movimento Reflexo, que é aquele que ocorre independente da vontade do indivíduo e só é executado depois que o homem tenha conhecimento sobre ele.
E o Movimento Automático, é aquele que ocorre a partir das histórias de vida e experiências de cada cidadão.
Porém, percebemos que o Sistema Nervoso, tem como finalidade controlar todas as ações de um indivíduo, e é ele quem vai gerenciar os pensamentos, as idéias, as ações e os movimentos que todo indivíduo possui, pois é a partir dele que iremos adquirir conhecimentos para adaptar e interagir com a sociedade.
Tônus Muscular
Como ponto de partida é interessante lembrar que os movimentos (Voluntários, Reflexos e Automáticos), são controlados pelo Sistema Nervoso, a partir de contrações musculares.
Toda musculatura do corpo tem um grau de tensão chamada de Tônus Muscular, ela auxilia na manutenção da postura, nos movimentos e está presente até no repouso. Tem uma relação direta com as emoções, podendo perceber que quando estamos tensos, o Tônus aumenta, e quando estamos relaxados o tônus diminui.
O nosso estado interior pode ser traduzido através da linguagem corporal.
Uma criança muito tensa pode tornar-se Hipertônica, escrevendo com força de mais, ou caminhando de forma muito rígida, o contrário acontece com a criança Hipotônica.
Quando não se trata de um caso muito sério, o educador pode auxiliar o infante a desenvolver ou refrear seu tônus, através de exercícios adaptados.
Ademais percebemos que o Tônus Muscular, depende muito das estimulações, do meio em que o indivíduo está inserido, e das emoções.
Desenvolvimento da Psicomotricidade
A coordenação global é a capacidade de equilíbrio postural do indivíduo que envolve todas as atividades desenvolvidas por todos os músculos, sendo ele a procura do seu eixo corporal.
Através da coordenação global e da experimentação, a criança vai adquirir a dissociação de movimentos, ou seja, a criança terá condições de realizar diversos movimentos ao mesmo tempo, sendo que cada membro realizará atividades diferentes.
Crianças que geralmente têm dificuldade em se movimentar e de coordenar motoramente, devem ter atenção total do professor.
Coordenação fina e Óculo - Manual
A coordenação fina é a habilidade e a destreza manual, e constitui um aspecto particular da coordenação global. É responsável por desenvolver formas diversas quanto ao manuseio de diferentes objetos.
Através do ato de preensão, a criança vai descobrindo os objetos de seu meio, tendo assim uma coordenação mais elaborada nos dedos da mão, e assim adquire novos conhecimentos.
Coordenação Óculo-Manual ou Viso - Motora
Essa coordenação é essencial para o processo de desenvolvimento da escrita.
Para que ocorra um bom desenvolvimento da escrita, é importante haver maturação geral do sistema nervoso, incluindo o desenvolvimento psicomotor e a coordenação dos movimentos.
Um dos fatores decisivos da coordenação viso - motora, é a experimentação do corpo todo que favorece a independência do braço em relação ao ombro, e as mãos e dedos. Essas ações de lançar, pegar são importantes para o ato da escrita.


Ao sentar a criança necessita adquirir uma postura correta, para a realização de movimentos gráficos. O controle da pressão gráfica exercida sobre o lápis e o papel, serve para desenvolver o controle dos movimentos e da destreza.
O desenho e o grafismo ajudam no desempenho de habilidades no ato da escrita e da leitura, pois ao desenvolver essas habilidades corretamente, como por exemplo, o manuseio do lápis, as crianças estarão desempenhando melhores seus movimentos e sua postura ao escrever.
Desenvolvimento da preensão
Para a criança consegui atingir a fase de coordenar seus movimentos finos com precisão e rapidez, é necessário muita exercitação, e é com o desenvolvimento do cotidiano e com o que lhe é oferecido que ela atingirá a precisão e rapidez que ela necessita.
A criança passa a agir voluntariamente, após adquirir um certo amadurecimento de ações, como por exemplo segurar objetos, soltar – los, olhar para os lados e , fazer movimentos, partindo daí ela passa a escolher o padrão de preensão que deseja.
Brandão afirma que só a partir dos doze meses a preensão se adapta à forma e ao uso de objetos, aquisição esta desenvolvida ou por imitação, ou por experimentação ativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

De acordo com as aulas dadas pela professora Suemi, estamos estudando sobre o desenvolvimento da psicomotricidade e reunimos em grupo para abordar a historia da psicomotricidade, sua definição e seus conceitos. o texto que cada grupo está construindo só faz a sala crescer mas, com esses tipos de atividades.
Ass: Lilian