16 de jul. de 2009

Ser Criança

Ser criança

A professora Martha realizou uma atividade em sala, pedindo que expressássemos de forma plástica a resposta à seguinte pergunta: “O que é ser criança para você?” e posteriormente lemos um texto sobre artes plásticas e a pergunta relacionada à infância na escola.
O trabalho ficou da seguinte forma:
Ser criança é poder ser livre para brincar, explorar o meio em que vive; é descobrir-se, é inocência, alegria, simplicidade, ternura, medo, curiosidade, confiança, vejo em seus olhos alegria radiante de sua beleza, a carência exposta pedindo colo ou a ternura de sua simplicidade.
Acredito que um professor dentro de sala de aula pode enxergar em uma criança os seus medos, seus desafios suas curiosidades... Daí por diante ele mostrará caminhos para esta criança se descobrir, utilizando variadas atividades possibilitando a interação das crianças umas com as outras. Ele ajudará também a criança a interagir com o meio social apontando formas de como ela criará afetividade, curiosidade, comunicação, participação e respeito.
A relação aluno e professor é muito importante para o professor auxiliar a criança a construir bases sólidas para o seu desenvolvimento como um todo.
É de extrema importância permitir que a criança amplie, explore e conheça o meio em ela vive para assim, com a ajuda do educador ela descobrirá gradativamente sua identidade e seu espaço na sociedade em que vive.
Alunas: Ana Lívia de Oliveira Borges; Damiane Gisele; Viviane Cristina de Oliveira

2 comentários:

Lilian disse...

Nesse dia foi muito bom ter voltado a nossa infância nos fez relembrar momentos que vivemos quando eramos criança, nos fez enxergar com mas clareza a importância de ser criança, pois até hoje temos um pouco de criança dentro de nós.
Ass: Lilian

Debora Lima disse...

Todas nós temos um olhar individual do que significa ser criança.
Para mim é poder ser livre, pular, brincar, imginar, enfim, são infinitas as atividades que uma criança pode desenvolver.Um adulto pode, basta apenas querer e deixar livre a criança que existe dentro dele. O educador deve brincar, participar interagir junto com a criança. Sabendo disso, a criança sempre terá por perto uma pessoa com quem ela podera perguntar e explorar o meio em que vive.