4 de abr. de 2008

De que as crianças estão brincando nos arredores da sua casa?

Em nosso último encontro cada aluna trouxe um depoimento contando sobre o que as crianças de sua rua e ou bairro andam brincando. Foi solicitado que dessem uma volta em seu bairro e anotassem tudo que vissem com relação às crianças e as brincadeiras assim como a maneira que perceberam as crianças. Socializamos em sala de aula e demos muitas gargalhadas lembrando do que brincamos, assim como também nos entristessemos com algumas histórias que escutamos. Estamos escrevendo o que vimos e em breve vamos colocar nossos depoimentos aqui. Aguardem!

4 comentários:

Anônimo disse...

O lado mais triste da guerra que estamos vivendo é assistir as criancinhas órfãs morrendo de fome, a prostituição infantil, crianças sendo assassinadas pelos próprios pais, crianças usando drogas e brincando de serem aviãozinho (crianças que entregam a droga aos compradores). Deparamos com estas cenas todos os dias nos jornais, nas Revistas ,nos noticiários da Televisão, entre outros. E achamos que estas cenas estão contidas somente na mídia, pudemos observar, durante as atividades que deveriam ser in loco, que estas cenas estão mais perto do que imaginamos: nas praças próximas das nossas casas, dos nossos serviços, enfim, em todos os lugares da cidade. Para uma criança que está no meio desta guerra, um brinquedo ou um carinho é uma glória. “Sejamos, neste planeta azul, as mãos de Deus atendendo os seus filhos.” “Não te permitas andar pela vida como quem observa de fora, mas, ao contrário, participa de forma consciente e ativa das ações que iluminam e enriquecem outras vidas.”
Drogas não são brincadeira de criança (nem de adulto)!

Pâmela aluna do 2º de Pedagogia

Anônimo disse...

Ao ver como as crianças no meu bairro brincam, fique um pouco triste, pois, não são aquelas brincadeiras em grupo mais, como eram antigamente. Hoje se brinca mais individual e os sentidos delas mudaram completamente, hoje se brinca de "dender" drogas, de cuidadar de irmãos pois a mae esta fora o dia todo.
Ao propor à alunos do ensino fundamental uma aula diferente, onde o objetivo era mostrar um pouco das brincadeiras antigas, pude ver que algumas brincadeiras nem sao conhecidas mais.Ex: elástico, o telefone com latinhas, e muitas outras.
Nós como educadoras e mães devemos nao so incentivar essas brincadeiras como ensiná-las como brincar.Pois com isso ensinamos o companheirismo e a união entre as crianças.

Anônimo disse...

Hoje os pais são os principais responsáveis para passar para seus filhos as brincadeiras de antigamente, pois é muito dificil de brincar nas ruas, os jogos eletronicos nem sempre nos-da a oportunidade de estar criando,compartilhando com a criança o desenvolvimento infantil. Por isso a dica é: Tire mais tempo para ficar com seus filhos e ensinar-lhes como foi sua infancia para relembrar e reviver, pois o brincar faz parte da vida toda. beijos a todos!!

Anônimo disse...

Nos arredores da minha casa, as meninas brincam separadas dos meninos...Eles brincam de futebol, video game e computador, elas de dançar, cantar e desfile. Os que estao se tornando pre adolescentes gostam de sentar na porta de uma casa tocar violao e cantar