12 de mai. de 2008

Olhos que cuidam...




Ouvimos em verso musical: Quando a gente gosta é claro que a gente cuida... Sim! É verdade que cuidamos, principalmente com os nossos carinhos, daqueles que mais gostamos na vida e que nos fazem sentir realizado, felizes.
Neste mês das MÃES, queremos homenagear a todas as mulheres.
Toda mulher é mãe! Mesmo que nunca tenha gerado um filho. Mãe de imaginação, primeiro da boneca; mais tarde por obrigação ajudando a cuidar do irmãozinho, e depois dos próprios filhos!
Toda Educadora é mãe. Mãe dos filhos dos outros, porque sabem olhar, sabem cuidar e sabem educar!
Um olhar amável de mãe / educadora nos leva a refletir a importância do “BRINCAR” para levarmos a criança a saborear a maravilhosa experiência da vida, podemos constatar que ela levará para sempre e nunca esquecerá, além de passar para seus filhos e ou educando o que de bom ela recebeu.
As brincadeiras que são proporcionadas para as crianças, como jogos de adivinhação, personagens de super-heróis, histórias, cantigas de roda, entre outros, são importantes para o crescimento delas.
Cabem também as educadoras uma grande contribuição para a compreensão do “BRINCAR”, como um meio de transformação em seus aspectos físico e intelectual da criança.
Ao relembrarmos as nossas brincadeiras, percebemos o quanto é importante para a criança registrar em sua memória tantos momentos felizes, podendo também ter registrado momentos de tristezas e perdas, porém, o que fica mais evidente são as brincadeiras que nós desfrutamos de forma positiva.
A importância desse olhar, desse cuidar das MÃES/EDUCADORAS, precisa ficar destacados como um simples olhar capaz de revelar tamanho amor e tamanho cuidado pelo alvo que se é contemplado, a criança.




Texto escrito por Maria Alodia dos Santos Lira

4 comentários:

Martha M. Prata-Linhares disse...

Alódia,
Muito interessante o que você escreveu porque você fala em educar e cuidar. Concordo com você que na profissão professor(ra) o educar e o cuidar precisam andar juntos.
Martha

Pâmela Mel disse...

"Toda Educadora é mãe. Mãe dos filhos dos outros, porque sabem olhar, sabem cuidar e sabem educar!"
Está frase diz muito, pois a relação de professor para com o educando vai muito dos momentos de socialização de conhecimento, pois acabamos fazendo parte da vida destes educando e eles fazendo parte de nossas vidas.

Unknown disse...

É verdade toda educadora é um pouco mãe, eu trabalho no maternal de uma escola e sei bem o que esse papel,e eu estou adorando é muito gratificante e o carinho que você recebe e da, é maravilhoso.

Anônimo disse...

Concordo com Pâmela e Gabriela. Não há como separar a arte de educar com o cuidar, e quantas coisas podemos ensinar e aprender quando estamos cuidando de uma criança. Por experiência sei o quanto a criança valoriza o que a professora e/ou cuidadora ensina para ela. É uma satisfação muito grande saber que ela aprendeu algo com você.

Sandra Mesquita