18 de jun. de 2008

Agressividade na Infância





Em um trabalho desenvolvido em sala de aula, onde deveríamos formular uma pergunta que envolvesse o que tínhamos estudado até o momento, fizemos a seguinte pergunta:

Devemos considerar todo tipo de agressividade
em uma brincadeira como uma forma
de violência que a criança sofre?


Essa indagação veio depois do depoimento de uma colega de classe que havia contato a história de sua filha: a criança brincava com as bonecas da escolinha de forma agressiva, como a professora dela fazia em sala de aula. A mãe resolveu investigar e constatou que era exatamente isso que acontecia, a professora estava agredindo os alunos. Então pensamos: "toda criança age agressivamente quando ela sofre agressão?"
Resolvemos perguntar à nossas professoras: Suemi Hamada (professora da Unidade Temática Ambiente de Apredizagem) e Sandra Bulhões (professora da Unidade Temática Criança e Desenvolvimento).
  • Para Suemi: A resposta foi que não. "Pois a agressividade depende da criança e o modelo (pais) que ela tem em casa."
  • Para Sandra: Também foi não. "O ser humano é muito complexo para afirmar que toda brincadeira agressiva é por esse motivo."

Podemos perceber com estas respostas que nem tudo pode ser generalizado e que ocorrem sim fatos desse tipo, mas muitas vezes a criança brinca de imitar o que vê, seja em casa, escola, e principalmente televisão. O importante nesta discussão foi que proporcionou um diálogo muito bom em nossa sala acerca da violência sofrida por alunos; discutimos também sobre o Bullying[1].

Temos que estar sempre atentos a tudo que norteia o universo infantil e tentar fazer com que cada criança viva a infância em sua plenitude.

Alunas: Ana Luiza, Edneide, Laura e Thais.

Bullying[1] é um termo de origem inglesa, utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Meninas eu concordo com vocês sobre estar atentos a tudo que norteia o universo das nossas crianças para que elas tenham uma vida em plenitude. Acredito também que toda violência gera violência. Então devemos nos preocupar enquanto pais, educadores sobre este trabalho de prevenção tendo como sujeitos as crianças, devemos educar para a solidariedade e para a construção de uma cultura de paz. Acredito também que este trabalho deve ser iniciado nas próprias brincadeiras.
Sobre o bullying devemos ficar atentos a esta prática que acontece também nas escolas, independentemente da localização, de serem públicas ou privadas e em todas as faixas etárias, tendo como principais causas: carência afetiva, falta de limites e práticas educacionais de maus tratos e explosões emocionais.

Unknown disse...

Ola! Meninas esse anônimo ai sou eu Maria Alódia, um dia eu aprendo

Anônimo disse...

Muito bem meninas,esse caso de violencia e serio demais ,por isso devemos fazer a diferença e cuidar do futuro dessas crianças.Parabens pelo trabalho. Abraços,Agnes.

Debora Lima disse...

O Bullying acontece muito nos dias atuais nas escolas e cabe ao educador tentar diminuir esse fato muito triste .....

e sempre estar atentos na violência como educadores e pais também.

Parabéns meninas pelo tema levantado e tao polemico nos dias atuais.

Martha M. Prata-Linhares disse...

Gostei muito da postagem de vocês. A imagem ficou muito boa e chama atenção. Outro fato importante é que vocês trouxeram elementos novos para a postagem de vocês. Trouxeram o tema "bullying" que havia aparecido na sala de aula durante a socialização do trabalho de vocês.