20 de jun. de 2008

Brincadeiras nas escolas

As bricadeiras, os jogos e os brinquedos devem ser utilizados nas escolas em várias ocasiões. São através delas que podemos ensinar os conteúdos e até valores morais para as crianças.

"É brincando que a criança amadurece, realiza seus sonhos, extravaza seus medos, imita seus pais e o mundo adulto, testa seus limites. É sempre tendo um brinquedo, ou brincadeira como instrumentos de ação e de educação." (Emerson Kapaz)

Os jogos estimulam o crescimento cognitivo: vencer desafios, resolver problemas, estratégias, astúcia, reflexão, entre outros. Os jogos podem ser:

0lógicos: desenvolvem o raciocínio;
0afetivos: estimulam as emocões;
0sociais: facilitam a aquisição de conhecimentos, atitudes e destrezas próprias de um determinado meio;

Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

Reflexão escrita por: Patrícia, Táwmena, Aryane e Agnes

3 comentários:

Pâmela Mel disse...

O Brincar é um meio enriquecedor para utilizarmos na escola para a apredizagem.Lembro-me as varias brincadeiras utilizadas nas aulas de matematica na 3 e 4 série. Muito bom o tema meninas

Anônimo disse...

A partir da escola que podemos resgatar as brincadeiras vividas por nos e por nossos pais avós nao deixarmos que a infancia seja perdida.
Parabens pelo tema levantado pelo grupo

Martha M. Prata-Linhares disse...

Tinha uma pergunta bem interessante no trabalho de vocês que não foi incluida aqui: qual o papel dos professores nas brincadeiras infantis? Senti falta! Abraços