20 de jun. de 2008

Como as crianças brincavam na época da palmatória?

Brincar
O Brincar na vida da criança é fundamental para o seu desenvolvimento. Temos refletido bastante sobre as diversas maneiras de brincar. Tínhamos que elaborar uma pergunta relacionada ao brincar, e essa pergunta deveria ser uma curiosidade nossa.
Refletindo como tem sido as brincadeiras das crianças hoje, elaboramos a seguinte pergunta: Como as crianças brincavam na época da palmatória?
Depois de buscamos informações concluímos que as crianças brincavam escondido de seus professores, porque as maiorias temiam ser punidas. Outro aspecto importante, é que antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos, pela falta de dinheiro em relação às famílias mais carentes. Mas as brincadeiras de antigamente eram mais manuais, como por exemplo: bonecas de pano, estilingue e pipas. Hoje os brinquedos são em maioria eletrônicos.
Antigamente as crianças eram menos exigentes e se contentavam com brincadeiras mais simples, pelo fato de suas famílias não terem tantas condições financeiras para comprar brinquedos mais sofisticados.
Susana, de 12 anos, relata que sua mãe dizia que há uns 50 ou 60 anos atrás, as vésperas do natal as crianças não pediam presentes ao “Papai Noel”, apenas prendas.
Naqueles tempos, as prendas que apareciam no sapatinho eram laranjinhas e uns rebuçadinhos só para adoçar a boca e era quando havia dinheiro, porque caso contrário, eram sós as laranjinhas que apareciam no sapatinho. Ficavam muito felizes! Era como se lhes dessem uma prenda enorme, era uma alegria!
Dizia sua mãe que podiam não ter prendas, nem dinheiro para coisas caras, mas amor e carinho não faltavam. Viviam conforme as possibilidades da época, mas nunca lhes faltou nada.
Hoje em dia, as crianças não se contentam com duas ou três laranjas ou com rebuçados no sapatinho. Pelo contrário, se lhes perguntássemos o que é que elas acham iriam achar ridículo, pois só pensam em bonecas, jogos, prendas caras na qual muitas vezes, depois de receberem não dão o devido valor e acabam por estragar, ou então não brincam simplesmente com aquele brinquedo, ou porque passou de moda, ou porque não era daquela cor que queriam, ou então já não gostam daquele e queriam outro.
O importante é orientar as crianças, conforme a suas necessidades e ensinar as crianças que também existem dificuldades e que os pais nem sempre podem lhes dar de tudo.
Para que as crianças, que mais tarde serão os homens que governarão o nosso País e os trabalhadores da nossa comunidade, não estejam habituadas só a facilidades e pensar que todas as coisas sejam um mar de rosas.
Reflexão escrita por: Ana Claudia, Ana Livia, Lilian,Simone,Viviane

6 comentários:

Janaina Prado disse...

As meninas estão de parabéns pela criatividade. Nunca tinha pensado nisso. Na época da minha mãe as brincadeiras também eram escondidas, pois apanhavam por tudo, a educação era bem rígida, mas havia mais respeito pelas pessoas. Hoje nossas crianças não têm limites, não respeitam o próximo. Na tentativa de não errar na educação delas como nossos pais "erraram" estamos errando ainda mais. Transformando crianças em adultos mimados e sem limites. Mas como muita coisa mudou, acho que também podemos mudar essa realidade para bem melhor.

Pâmela Mel disse...

Meninas muito bom o assunto, sempre estou convesrando com minha vovó e vovô para saber das travessuras que eles faziam naquela epoca. E vejo que eles mesmo com a severidade dos pais, eles sempre brincavam muito nas ruas com os amigos da vizinhança. E meus avós contam que seus pais sempre demonstravam rigidos porem muito carinhosos.

Anônimo disse...

Parabens para o grupo foi interessante o tema que voces levantaram onde o brincar antigamente é um fato importante que devemos como futuras educadoras tentar resgatar essa fase e nao perder as brincadeiras antigas vividas por nós tambem.

Martha M. Prata-Linhares disse...

Meninas,
A reflexão de vocês ficou interessante. Senti falta de uma pesquisa bibliográfica sobre as brincadeiras da época da palmatória. Quem sabe no segundo semestre? Abraços.

Anônimo disse...

Oi meninas,adorei o artigo de vocês.
É sempre bom ver que mesmo com todas as dificuldade que existiam antigamente as crianças apesar de tudo ainda tinham tempo de ser crianças...
Beijos a todas ...

Anônimo disse...

Oi meninas,adorei o artigo de vocês.
É muito bom ver que mesmo com todas as dificuldades vividas por ele,ainda tinham tempo de ser criança.
beijossss.