18 de jun. de 2008

O Brincar

Após vários momentos dentro da sala discutindo sobre as brincadeiras de nossa infância e as brincadeiras de hoje, vimos que as lembranças calorosas das brincadeiras não podem ser consideradas apenas como um momento de distração, mais momentos extremamente importantes. Percebemos que o brincar faz parte do direito e dever das crianças, no qual podemos estimular seu desenvolvimento de uma forma lúdica na sua capacidade de escolha, na prática de elaborar, criar , imaginar , fantasiar, de socializar , a capacidade de escolha, a independência. Para concluir este momento a Professora Martha, dividiu a sala em grupos, e cada um tinha que formular uma pergunta sobre uma curiosidade a ser sanada depois de tudo que socializamos em sala.
O nosso grupo depois de várias conversas sobre o brincar decidiu por estas perguntas: O Brincar faz bem para o cérebro? Como? Em qual parte do cérebro acontece a emoção e necessidade de brincar? Na brincadeira existe uma idade limite? Adulto pode brincar ou não? Quais são os reflexos que o brincar provoca no desenvolvimento da criança? Fomos buscar informações para esclarecer e contemplar a nossa curiosidade com uma Psicóloga, uma Pedagoga, uma Psico-Pedagoga e um Neurologista, para vermos o conhecimento de cada um, e fizemos uma síntese geral do conhecimento que adquirimos com eles.
As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento e amadurecimento do cérebro, pois a brincadeira provoca mudanças físicas no cérebro - ele literalmente cresce, segundo pesquisas e descobertas recentes da neurologia. Com as pesquisas sobre o cérebro pode-se concluir que quanto mais você brinca, pula, corre, canta, faz de conta, mais sinapses você terá no cérebro. A emoção vai acontecer principalmente no lobo temporal, ela vai ter a influencia de todo o cérebro. O cérebro tem a característica de inovar. Umas das primeiras brincadeiras que as crianças descobrem são as de jogarem objetos no chão e por meio desta inicia a necessidade de explorar o cérebro. O cérebro é dividido em dois hemisférios, denominado também como o lado esquerdo e o lado direito, e funciona a base de estímulos. Possui bilhões de pequenas células nervosas chamadas neurônios. Como se fossem linhas telefônicas conecta diferentes circuitos do corpo entre si. O hemisfério esquerdo desenvolve habilidades de raciocínio e o hemisfério direito desenvolve as habilidades para jogos, criatividade e expressão. Portanto, a emoção e a necessidade de brincar acontecem a partir de estímulos do hemisfério direito do cérebro. Tanto crianças e adultos brincam pelo estimulo do prazer. Nesse sentido o brincar pode ser concebido como sendo um processo criativo ao fenômeno da curiosidade e ao fenômeno da intencionalidade do homem. Assim, o ato de brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Não há limite de idade, e favorece ao adulto recurso para obter mais prazer e se ajustar no convívio social. Leva a criança para um nível de desenvolvimento maior, como a atenção, o cognitivo, habilidade motora. As brincadeiras vão estar limitadas na capacidade cerebral de cada criança. No desenvolvimento da criança, o brincar é uma experiência chave onde se apoiará a criatividade tão solicitada mais tarde frente a situações desafiadoras. Através do brincar a criança desenvolve tanto suas habilidades corporais, sua imaginação e iniciativa, bem como o respeito pelos outros, o relacionamento, o espírito de cooperação, contribuindo na autonomia e socialização.
Os profissionais que colaboraram para esta reflexão foram: Lisete Rezende - PsicólogaDivina Oliveira do Vale – PedagogaDr. GilbertoOliveira – NeurologistaÂngela Adriana Almeida Lima – Psico-Pedagoga

Postado por: Dayana Cardoso Nascimento; Maria Alódia dos Santos Lira; Pâmela Lúcia Pena Ribeiro; Valéria Aparecida Borges.

13 comentários:

Martha M. Prata-Linhares disse...

Olá meninas! Muito bom o que vocês postaram.Sugiro que coloquem referências de livros ou sites para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Anônimo disse...

MARTA REALMENTE FOI UMA FALHA NOSSA ESQUECEMOS DE COLOCAR OS NOMES DOS PROFISSIONAIS QUE NOS AJUDARAM ATRAVÉS DE ENTREVISTA.

Lisete Rezende - Psicóloga
Divina Oliveira do Vale – Pedagoga
Dr. GilbertoOliveira – Neurologista
Ângela Adriana Almeida Lima – Psico-Pedagoga

Anônimo disse...

Olá,o trabalho que a senhora está desenvolvendo com nós dentro sala de aula está sendo muito prazeroso e muito valioso para a nossa aprendizagem. Esse tema o Brincar ajudou muito a relembrar o tempo que eramos criança eadquirimos mas experiências em nossas vidas profissionais.

Unknown disse...

Olha eu de novo, esse anonimo ai sou eu Maria Alódia, apanhei da modernidade .....

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho de voces ,ele foi muito interessante para nossa aprendizagem,espero que as nossas aulas tenham sempre esse valor teorico de que nessecitamos.Abraços ,Agnes.

Pâmela Mel disse...

O brincar é o momento no qual aprendemos, divertimos e nos pertimimos ser feliz, sem ter muito, somente a imaginação.

Anônimo disse...

Martha, falar sobre as brincadeiras de nossas infâncias foi muito bom. Nos fez relembrarmos desse momento tão importante em nossas vidas que é quando eramos crianças.

Anônimo disse...

Crianças para todos os lado, mas onde está a infância?
Quando penso na importancia do brincar na vida das crianças, fico imaginando as milhares de crinças que estão abadonadas nas ruas de nosso País e também nas que são exploradas sexualmente, e no trabalho infântil, será que elas brincam? como? onde está a infâcia dessas crianças? que não tem para onde ir, não tem o que comer, dormem em praças, viadultos e de baixo de pontes, Se olharmos para os olhos delas encontraremos um pedido de socorro, a vontade de encontrar alguém que lhes de amor, carinho, proteção, o aconchego de um lar, de uma famìlia.
Como dar a essas crianças o direito de ser crinça,de brincar de viver como nós, se nossos governantes fecham os olhos diante dessa crueudade, se a sociedade não luta em prol de seus direitos.
É berrante tal cituação, são crianças que não sabem nem ao menos o que é brincar de verdade, não sentem a emoção de ganhar um brinquedo tão sonhado,não sentem a emoção de viver a infância.
O que fazer para mudar este quadro alarmante?
ONDE ESTÁ A INFÂNCIA DESSAS CRINÇAS?


POSTADO POR VIVIANE CRISTINA DE OLIVEIRA

Anônimo disse...

A Brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual, na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modifica - la, ausentar - se quando desejar, modificar as próprias regras, enfim existe maior liberdade de ação para as crianças.
postado por Ana Livia Boges

Anônimo disse...

É muito bom podermos falar sobre este assunto, uma vez que o brincar é algo tão importante na vida de uma criança, toda crinça precisa brincar, pois é através da brincadeira que que ela também se desenvolve cada dia mais,e se adapta na sociedade.

postado por Valéria Lauanda

viviane cristina disse...

é maravilhoso este trabalho,nossas aulas tem sindo muito gradificante, as vezes da vontade de virar crinça de novo, pois o brincar é um momento único e as aulas tem nos mostrado como ele é importante na vida de uma criança

potado por ITAMARA

Anônimo disse...

Meninas,parabéns pelo trabalho e pesquisa levantada por vocês. Sabemos como o brincar ajuda no desenvolvimento da criança e com a ajuda de vocês vimos que ultrapassa qualquer conhecimento que possamos ter.

Anônimo disse...

Nossa cada dia esse blog fica mais legal !!!
Adooorooo!!