16 de jul. de 2009

Pensando no espaço de sua creche, pré-escola

Através de nossas observações, percebemos que no âmbito escolar, em uma delas possuí quadra de esportes e uma brinquedoteca, porém ambas contém parques de diversão, biblioteca, uma sala de reuniões uma ampla área verde e refeitório.
Na quadra de esportes e no no parque de diversão é trabalhando a psicomotricidade, a interação social, o respeito ao próximo e ao espaço do mesmo.
Embora a brinquedoteca trabalhe alguns mecanismos, que estam interligadas ao parque de diversão e a quadra, existem alguns aspectos relevantes que podem ser mais trabalhado dentro dela a criança vai extrapolar os limites das brincadeiras, tendo em vista os diversos materiais pedagógicos expostos a elas.
Já a biblioteca estimula o aluno a leitura, a imaginação, a criatividade, e obtendo o conhecimento o aluno irá fprtalecer as suas bases.
Através do amlo espaço de área verde, a criança obterá uma maior interação social, e uma estimulação para o cuidado do meio ambiente exercitando a cidadania.
Adaptações de Pablo e Trueba
Em nossa escola, para que possamos adaptar aos critérios de Pablo e Trueba, percebemos que poderiamos utilizar como recursos a criação de salas de jogos e ateli~e de artes, onde as crianças de diferentes idades possam conviver e trocar experiências de ensino-aprendizagens.
É importante ressaltar que os espaços fechados, tendo exemplo como as salas de aulas precisam estar todas decoradas, contendo mural para a exposição das atividades realizadas pelos próprios alunos e as paredes decoradas com atividades ilustrativas e fotos do grupo expalhadas pela sala.
Na nossa instituição, observamos que todos os espaços podem ser disponíveis para o ensino-aprendizagem dos professores e alunos, para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social dos alunos.
Aluna : Ana Lívia de Oliveira Borges.

Nenhum comentário: